sexta-feira, 21 de março de 2008

APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO



Jó, 11:16-19 - Pois te esquecerás dos teus sofrimentos e deles só terás lembrança como de águas que passaram. A tua vida será mais clara que o meio-dia; ainda que lhe haja trevas, serão como a manhã. Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranqüilo. Deitar-te-ás, e ninguém te espantará; e muitos procurarão obter o teu favor.






A apnéia obstrutiva do sono (AOS) atinge mais de 18 milhões de americanos e mais que 90% de casos ainda permanecem não diagnosticados. Este livro oferece uma revisão completa das considerações fundamentais na identificação e tratamento das AOS e discute temas freqüentemente, englobando a ssuntos não discutidos em em outras publicações do gênero, como sexo, idade, interações medicamentosas e condições associadas para fornecer ao clínico, com melhores práticas, recomendações especiais e protocolos para o tratamento dos pacientes portadores destas desordens de interesse do dentista e do ortodontista, já que diversas publicações oferecem variados tipos de aparelhagens removíveis para auxílio no tratamento deste transtorno. Em um congresso recente em Brasília, assisti uma conferência, onde o recurso cirúrgico, bem planejado, tem grande efetividade no tratamento da AOS. Interessante deste fato era que um dos palestrantes, estudioso do assunto, sofria de AOS e seria operado por outro colega. É um tratamento multidisciplinar.
Existem vários colegas ortodontistas que se dedicam ao assunto. Não sei se existem publicações em língua portuguesa, especificamente sobre este tema.
De qualquer forma,quem pretende aprofundar-se no estudo da AOS tem um capítulo no livro sobre dispositivos intra-orais.




Nenhum comentário: