sexta-feira, 23 de maio de 2008

OPINIÃO - FALHAS E ERROS

Diz um ditado que "só erra quem trabalha", realmente se você tem uma casuística grande, com certeza suas possibilidade de erro de diagnóstico ou escolhas erradas na hora de decidir seu plano de tratamento ou mecânica se reduzem ao máximo. Sempre que assistia a conferências , observava a humildade dos palestrantes, e admirava bastante aqueles que expunham seus insucessos. Às vezes, até alguns deles diziam que"se fosse tratar hoje não trataria assim..." . Aquilo dito não se poderia mais errar , pelo menos aquele erro já demonstrado por aquele que passava suas experiências. Embora que, em biologia não se tenha uma regra, a experiência de vários pode ser levada a se considerar uma certeza (não absoluta).
Todos erram, o importante é evitar esses erros, para isso deve se buscar a experiência daqueles que já passaram por situações semelhantes. Em se tratando de ortodontia, as maloclusões são eternas e sempre vão existir. A cárie dentária pode ser extinta, mas a maloclusão não(Então nunca ficaremos desempregados!). Essas experiências estão ai descritas nos livros, tratando as mesmas maloclusões que aparecem no nosso dia a dia, mas uma lembrança deve ser dita: tratar o paciente como um todo e não somente dentes.
Falha na apresentação ao mundo do Windows 98 ( Bill Gates)




3 comentários:

Jose disse...

Pode tirar o cavalinho da chuva: "a cárie pode ser extinta...". Não vou virar ortodontista não...

Kelvin, acredito que a auto-crítica seja de extrema importância para evoluirmos. Eu acho sempre que poderia ter feito melhor, mas é como você disse, é biologia.

[]´s

KeLviN - ORTHOFREE BLOG disse...

Já pensou JV, vc se tornando ortodontista e se aliando ao nosso propósito de dominar o mundo? hehehe
Abraços

Anônimo disse...

Ortodontistas de todo o mundo, uni-vos!! a batalha final é eminente!!!Vamos dominar o Mundo!!! LOL
[]'s Rowney