quarta-feira, 17 de outubro de 2007

DICAS CLÍNICAS


Make Your Own Love Letter



Dependendo da minha disponibilidade de tempo, que ultimamente vem escasseando, e de outros caminhos que a vida nos reserva, que também podem ser espinhosos, vou postar aqui uma seção que bem poderia se transformar em livro prático de ortodontia, feito por clínicos e para clínicos, baseado nas evidências , nos erros e acertos e no dia a dia da clínica junto ao paciente.
Trata-se de dicas clínicas publicadas na seção Technique clinic do Journal of Clinical Orthodontics e de outras fontes várias e livros. Algumas dessas dicas, as vezes, não deveriam estar nessa seção da revista, mas outras, muitas das vezes são verdadeiros" ovos de Colombo", ou você já fazia no consultório de maneira semelhante ou até melhor. Nesse último caso, seria extremamente valioso se vocês pudessem compartilhar aqui com centenas de colegas, enviando a sua maneira de fazer. Bem o objetivo básico é difundir o conhecimento e pudermos comparar nossos procedimentos com colegas de outras escolas ou paises.
Se recapitularmos na história ortodôntica mais recente, quando da chegada dos aparelhos pré-ajustados da 1ª geração, criado por Andrews, que utilizou seu sistema de aparelhos clinicamente por 25 anos, antes de lança-lo em 1972 (aparelho straight wire original ), depois Roth experimentou o sistema de braquetes de Andrews e executou modificações nessa prescrição para solucionar os problemas com os quais se defrontava na prática clínica, o que foi amplamente aceito por outros ortodontistas clínicos, visto que enfrentavam as mesmas dificuldades na mecânica de tratamento na clínica diária, uma delas era a grande variedade de braquetes que se devia ter na prescrição de Andrews. Mas todo o estudo para a criação dos aparelhos pré-ajustados foi baseado na experiência clínica de ambos , Roth e Andrews,tratando e verificando os resultados. Com relação as postagens de dicas clínicas, só as imagens já vão mostrar muito, não precisando tecer muitos comentários.
Existe um livro em inglês chamado Orthodontic Pearls, a primeira parte é sobre administração, marketing e trato com o paciente, a outra metade é de dicas clínicas de inúmeros colaboradores . Se alguém possuir esse livro no formato e-book e quiser compartilhar, por favor envie-nos(eh!invertendo os papéis...).
Assim que me sobre mais um tempo, iniciaremos a postagem. desta seção do blog.

  • Esta seção, como todo o blog está aberto a comentários e postagens de quem se interessar em contribuir.

13 comentários:

Anônimo disse...

por favor o link para download. Obrigado!!!

Anônimo disse...

Eu também queria o link. obrigado

Anônimo disse...

Por favor, envie o link para o e-mail giovanni@swi.com.br

Muito obrigado!

fvplima disse...

gostaria do link Dicas clinicas .. muito obrigado!

fvplima@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Por favor, o link para o orthodontics pearls.

Thanks pal!

Anônimo disse...

can i have the link for this book , nx . msfak2@hol.gr

DCS disse...

olá, gostaria do link
deboradcs@gmail.com

Anônimo disse...

Por favor, envie o link para o e-mail mrvvij@gmail.com

Anônimo disse...

Por favor, envie o link para o e-mail mrvvij@gmail.com

Unknown disse...

kelvin manda para mim esse link, ricardo_kite@yahoo.com.br
estou aguardando as sua instruçoes para mandar todo material que tenho

KeLviN - ORTHOFREE BLOG disse...

Leiam o post primeiro pessoal, nenhum de voces leu o que esta escrito!!!

Unknown disse...

Gostava de obter o link para o download de orthodontic pearls.Por favor envie-o para anacorreiapinto@gmail.com.
obrigada

Unknown disse...

Gostaria muito de receber este link, obrigado !
valmirdentista@hotmail.com