quarta-feira, 29 de agosto de 2007

TRATADO DE ORTODONTIA - DR.ROBERT H.W. STRANG

Caiu-me nas mãos hoje,uma relíquia - o Tratado de Ortodontia, escrito por um dos grandes da ortodontia do passado, o Dr.Robert H.W. Strang. Este livro, cuja tradução para o espanhol da 3ª edição, é datado de 1957. Ele teve a sua primeira edição prefaciado pela mulher de Angle("Mother" Angle), Anna Hopkins Angle(falaremos dela noutro post).
Apesar de antigas, essas obras trazem muitas peculiaridades do diagnóstico e da mecânica ortodôntica ainda perfeitamente utilizadas hoje em dia. Aqueles caras eram desbravadores mesmo, numa época em que a ortodontia ainda estava embrionária, eles buscavam tratar com o olhar crítico e reavaliar o que haviam conseguido em seus pacientes .(Infelizmente não tenho como postar este livro).


STRANG, Robert H.W. Tratado de ortodoncia. Buenos Aires : Ed. Bibliografica Argentina, 1957.852 p.Il.(Traduzido da 3.ed. original em ingles)

terça-feira, 28 de agosto de 2007

DISFUNÇÕES DA ATM


O tratamento das disfunções da articulação temporomandibular requer uma aproximação multidisciplinar, envolvendo a participação dos ortodontistas,cirurgiões orais e maxillofacial, radiologistas, protesistas e outros. Este obra prodigamente ilustrado, fornece em riqueza de detalhes,a informação vital para os especialistas que necessitam otimizar sua compreensão das disfunções da ATM. As alterações da ATM, conjuntamente com a dor orofacial, são a guia diagnóstica essencial a todos os dentistas e os especialistas relacionados que necessitam lidar no dia a dia com os cuidados e no tratamento destes pacientes.

Orthofree Blog oferece o link para o download deste livro.
Clique no livro.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

ACORDA BRASIL!


Não dá pra ficar calado diante de tanta passividade dos governantes, mediante o caos que recai sobre a saúde do povo brasileiro. Hospitais lotados, pacientes morrendo nos corredores, falta de profissionais e condições dignas de trabalho.
Direcionando para o setor odontológico, ocorre também a proliferação de cursos de graduação, injetando no mercado de trabalho, já vilipendiado, mais e mais profissionais. Planos de assistência odontológica também se disseminam com as mais absurdas promoções.
Estava a pouco ouvindo no rádio o locutor dizer que " as cinco primeiras pessoas que ligarem agora vão ganhar o aparelho transparente de graça!!", complementava ainda que o " tratamento sem taxa de manutenção vai pagar apenas R$55,00 por mês" com direito a tudo... E esse anúncio era para concorrer com outro plano que funciona em condições semelhantes.
Não sei até que ponto esses planos tem validade, sei que o objetivo é lucro que eles são verdadeiras sanguessugas, vão segurar o paciente na manutenção até "tirarem" o que gastaram e mais alguma coisa.
O governo se mantém apático a tudo isso e no que ele deveria suprir em uma assistência de saúde digna para seus cidadãos não o faz, levando a iniciativa privada a fazê-lo, às vezes da maneira não muito ética. Por isso, aqueles que dispõem de um mínimo de grana para se submeter as condições oferecidas pelos planos podem obter o acesso a ortodontia, p. ex. Quando os tratamentos são simples e o profissional consciente, por vezes daria para fazer a manutenção em 15minutos (tempo médio de atendimento, sem dar garantia de um bom controle de infecção cruzada). Não sei até que ponto seria uma saída pro nosso povão está aderindo a estes planos para buscar uma saúde e aparência facial melhor, para uma melhor sociabilização e até para um melhor oportunidade no trabalho, a despeito da prostituição e não popularização da odontologia. E vamos pagar o CPMF?!


quarta-feira, 22 de agosto de 2007

NORMAS TÉCNICAS DA ABNT


A Associação Brasileira de normas Técnicas (ABNT) com as normas NBR6022, NBR6023, NBR6024, NBR6027, NBR6028, NBR6029,NBR6034, NBR10520, NBR12225, NBR14724 e NBR15287, é um auxilio a todos que precisam compor trabalhos, monografias e dissertações que devem seguir as últimas normas da ABNT. Aqui vai encontrar aqui um conjunto de normas necessárias para salvar sua pele e nunca mais precisar correr atrás daquelas benditas normas.

Baixe pelo rapidshare. Clique AQUI

terça-feira, 21 de agosto de 2007

AJORDO, vol 132, n. 2 (American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics)


Como foi dito, os principais artigos publicados no AJORDO do mês de agosto de 2007, estão ai. Breve, postarei os de junho e julho que tem um conteúdo excelente.Nota-se que, três artigos desta edição tratam sobre a mecânica utilizando bráquetes auto-ligantes.

- Class II Division 2 malocclusion with deep overbite - recomendo. Um dos casos que o autor apresentou como parte dos requisistos de obtenção do título do Board da ABO ( American Board of Orthodontics );

- Craniofacial changes in Class III malocclusion as related to skeletal and dental maturation;

-
Non surgical treatment of an adult with a Class III malocclusion; - Self-ligating brackets: Present and future;

-Self-ligating vs conventional brackets in the treatment of mandibular crowding: A prospective clinical trial of treatment duration and dental effects;

- Self-ligating vs conventional twin brackets during en-masse space closure with sliding mechanic;

- Screw anchorage for correctio
n of canted occlusal plane in patients with
facial asymmetry.



PRÓTESE , IMPLANTE ,CIRURGIA, PERIO E DENTÍSTICA


Resolvi, também, atender alguns colegas das outras áreas, que insistiram para que eu postasse aqui importantes obras referentes as áreas acima.
"ORTHOFREE Blog ", reiterando,não hospeda nenhum arquivo, apenas indexa links disponíveis na própria internet o que livra os seus Administradores e Usuários de qualquer responsabilidade. Se algo contido no Blog é de sua Propriedade ou lhe causa Dano ou Prejuízo, entre em contato pelo e-mail ortofree@gmail.com que iremos retirar o conteúdo do Blog o mais rápido possível. O Blog também não visa lucro algum, ou seja não cobramos nada pelo material disponível no Blog* lembramos ainda que o material disponibilizado, trata-se principalmente de publicações internacionais em inglês, sendo que na sua maioria de difícil acesso, ou desconhecida de muitos profissionais. O intuito é de apenas divulgar, aprender e discutir o conhecimento dentro da área e para estudo, devendo assim, o usuário, procurar adquirí-los junto a lojas especializadas encontradas na internet.

*(Caso não possa fazer o download, ou não tenha conexão de banda larga, ou a tendo, a mesma seja limitada, envie um e-mail ortofree@gmail.com, que podemos enviar um CD ou DVD via correios com o material requerido).

COMO BAIXAR OS ARQUIVOS DOS SERVIDORES

Nossos arquivos estão depositados em servidores internacionais . Você pode baixá-los para o seu computador. O servidor rapidshare, é um dos maiores. Siga as instruções presentes nos tutoriais de acordo com o servidor onde estiver o arquivo.

AQUI VC APRENDE A BAIXAR !!
http://comobaixar.wordpress.com/

sábado, 18 de agosto de 2007

A Filosofia de Damon

A proposta da técnica de Damon é de incentivar "uma nova maneira de olhar os nossos sistemas de forças".Postaremos este guia da técncia ou filosofia de Damon, para aqueles adeptos dos braquetes auto-ligantes, ou para conhecimento dessa filosofia. Apesar de financeiramente ser inviável para a maioria de nossa população, parece funcionar muito bem.
A filosofia de Damon reconhece que para limitar o diagnóstico exclusivamente aos critérios cefalométricos dos tecidos duros, ignorar-se-ia a simetria do tecidos moles. Naturalmente, para se conseguir o melhor equilíbrio facial possível, o diagnóstico deve ser feito, conjuntamente, com objetivos convencionais do tratamento. O sistema de Damon oferece a um sistema mecânico original uma canalização passiva que permite o trabalho de forças baixas, conjuntamente com os músculos da face, língua, osso e tecido. As forças baixas minimizam o disconforto e aumentam extremamente os tipos de casos que podem ser tratadas para um resultado facial simétrico sem forças elevadas de expansão ou extrações.


English

The Damon philosophy recognizes that to limit diagnosis exclusively to hard-tissue cephalometric criteria ignores soft-tissue symmetry. Of course, achieving the best facial balance possible must be done in conjunction with conventional treatment goals. The Damon System offers a unique mechanical system a passive conduit that permits low forces to work in conjunction with the muscles of the face, tongue, bone and tissue. Low forces minimize discomfort and greatly increase the types of cases that can be treated to a symmetrical facial result without high-force expansion or extractions.

DamonSystem(self-ligating brackets) in Orthodontics (The workbook)


quinta-feira, 16 de agosto de 2007

PUBLICAÇÕES EM ORTODONTIA


O olhar crítico que temos sobre determinado tratamento, as vezes nos sobrevem com um certo grau de arrependimento por não termos planejado de outra maneira. Todos ortodontistas já sentiram, alguma vez, esta sensação. Esse eventual arrependimento e inquietude diante de uma decisão que nos levou a um resultado que não nos agradou, talvez seja o início do despertar da busca da excelência em nossa profissão. O que parecia desalentador passa agora para o campo da experiência clínica. Com isso vem as descobertas e o aprendizado. Observar como os outros fazem se torna por demais desejavel. Estudar, aprender e praticar indispensável.

Estaremos incluindo brevemente artigos das últimas edições do AJORDO.

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Edward Hartley Angle - 1ª Parte


Acho muito interessante a vida do homem que iniciou esta nova especialidade da Odontologia. Realmente , lendo esses relatos nos leva a crer que Angle foi um homem a frente de seu tempo. Vou publicar uma série de tópicos relacionados a vida do Dr. Angle. Na foto ao lado, E.H. Angle tinha 40 anos.

Edward Hartley Angle nasceu há 150 anos, em Herrrick, Pensilvânia, em 1 de junho de 1855. Não se sabe muito sobre o início de sua vida, exceto o que aprendemos com a autodescrição de suas características de infância. Ele não gostava da escola, nem se interessava pelo trabalho na fazenda. Seu maior prazer era perambular pelas colinas e bosques perto de sua casa, fascinado pelas máquinas grosseiras que eram usadas na comunidade agrícola daquele tempo. Mostrando um grande talento para a inventividade, ele projetou e construiu o rastelo de feno puxado a cavalo, que foi usado em fazendas americanas por muitos anos. Em todo seu trabalho, desenvolveu uma paixão pela simplicidade nos projetos e eficiência em operação, que veio a caracterizar seus mecanismos ortodônticos anos mais tarde. Visando a evitar o que o desagradável de fazendeiro, tornou-se aprendiz de Odontologia (como era costume na época). Depois de alguns meses, matriculou-se, em 1876, na Faculdade de Cirurgia Dentária da Pensilvânia, onde se formou em 1878. Depois de praticar Odontologia por alguns anos em Minneapolis, interessou-se pelolocados e na correção de deformidades dos maxilares. Atraindo atenção considerável com seu trabal campo inusitado (para aquela época), foi convidado em 1886 para participar da escola dentária da Universidade de Minnesota.

Em 1887, apresentou um artigo intitulado “Irregularidades dos Dentes”. Este artigo sempre foi considerado a primeira edição de seu livro didático, que passou por sete edições, com tradução para muitas línguas estrangeiras.
A sétima edição foi publicada com os seguintes títulos, sendo que os três primeiros foram em
formato de panfletos:
1) Irregularities of the teeth, 1887; 2) A System of appliance for correcting of irregularities of the
Teeth, 1890; 3) The Angle system of regulating and retention of the teeth, 1892; 4) The Angle system of regulation and retention of the teeth – with an addition of treatment of fractures of the maxillae, 1895; 5)Angle system of regulation and retention of the teeth and treatment of fractures of the maxillae, 1899; 6)
Malocclusion of the teeth and fractures of the maxillae, 1990; 7) Treatment of malocclusion of the teeth,1907.
Na época de sua morte, o manuscrito da oitava edição estava sendo preparado.Aposentando-se da Universidade de Minnesota, mudou-se para Chicago, onde aceitou o cargo de professor de Ortodontia na Faculdade de Odontologia Northwestern. Em 1895, mudou-se para St. Louis, onde se juntou à equipe de Odontologia da Faculdade de Medicina Marion Sims (agora Universidade de St. Louis).

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Programas para o consultório

Já utilizei vários softwares no consultório, tentando otimizar os serviços e facilitar os registros.
Vou postar alguns links de softwares de uso odontológico, de cefalometria e outros mais.Inclusive, alguns anos atrás utilizei um software de traçados cefalométricos, por sinal muito pequeno e útil na reavaliação das medidas obtidas; seu nome é TRACEX. O traçado era feito na tela do computador, se prendia o papel sobre a tela e se traçava ou verifcava o traçado enviado pela clínica radiológica.
Hoje postarei o link do DentiMax® . O DentiMax® oferce o grupo mas completo de funções tanto para a adminstração de seu consultório como para o registro e acompanhamento de expedientes dentais.
Empregando as mais avançadas tecnologias,esta nova versão proporciona um controle total sobre seu consultório e sobre cada aspecto do acompanhamento dental de seus pacientes.

O Software de 499 Euros, aqui no ORTHOFREE Blog é grátis,(INCLUSO O PATCH)p/ativação do produto. Aqui existe necessidade de tornar o uso do programa sem limite de tempo, ou seja ele não expirará. Aconselho, porém, se gostar, comprar o produto.

Estilo: Aplicativo / Consultório
Fabricante: DentiMax
Tamanho: 19 Mb
Formato: Rar
Idioma: Inglês
O site depositário é o EASY-SHARE
BAIXAR
Qualquer duvida coloque nos comentários ou por e-mail que ajudarei a instalá-lo

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Conservação da bateria do Notebook

Uma boa dica para economizar uns trocados é saber bem usar a bateria do seu notebook. Um dos principais temores é acontecer o que se vê na foto. Claro que isso é raro de acontecer, mas melhor driblar essa possibilidade e passar a ter mais cuidado com nossas baterias de Li-Ion(íon de lítio).
Apesar de não parecer, esta é uma foto real, tirada durante uma conferência, onde um notebook com uma bateria defeituosa literalmente pegou fogo.

As baterias Li-ion são o padrão atual. Elas são de longe mais complexas e temperamentais que as Ni-Cad e Ni-MH, mas em compensação possuem uma densidade energética de duas a três vezes maior que as baterias Ni-MH (considerando duas baterias de mesmo peso), dependendo da técnica de fabricação utilizada.

Outra vantagem é que elas não possuem efeito memória. Pelo contrário, descarregar a bateria completamente antes de carregar acaba servindo apenas para desperdiçar um ciclo de carga/descarga, tendo um efeito oposto do esperado.
Evite descarregar a bateria completamente quando isso não é necessário. O melhor é simplesmente usar e carregar a bateria seguindo seu ciclo de uso. Outra dica é que a durabilidade da bateria é menor quando submetida a descargas rápidas, por isso gravar DVDs no notebook usando a carga das baterias não é uma boa idéia :).

As baterias Li-ion se deterioram mais rapidamente quando completamente carregadas ou quando descarregadas, por isso o ideal é deixar a bateria com de 40 a 50% de carga quando for deixá-la sem uso. O calor acelera o processo, por isso, quanto mais frio o ambiente, melhor.

A princípio, retirar a bateria de um notebook que fica ligado na tomada na maior parte do tempo seria uma boa idéia para aumentar sua (da bateria) vida útil. O problema é que a maioria dos notebooks usam a bateria como escape para picos de tensão provenientes da rede elétrica. Removendo a bateria, esta proteção é perdida, o que pode abreviar a vida útil do equipamento.

Ao contrário das baterias Ni-Cad, que podem ser recuperadas de diversas maneiras caso vitimadas pelo efeito memória, não existe muito o que fazer com relação às baterias Li-Ion. A única forma de ressuscitar uma bateria que chegou ao final de sua vida útil seria abrir e trocar as células, o que é complicado (já as baterias são seladas e as células não podem ser adquiridas separadamente) e perigoso, pois o lítio dentro das células reage com o ar e as células podem explodir (lembra da foto? ;) caso a polaridade seja invertida.

(Baseado no texto de Carlos E. Morimoto)

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Abertura mandibular


Biggest Mouth Ever! - Watch the best video clips here
Observem o video.
Todo dentista gostaria de trabalhar num paciente como esse.Qual realmente é o limite normal da abertura bucal?. Ela aumenta muito durante a infância,mas por volta dos 15anos tal capacidade já alcançou seu grau máximo na maioria das pessoas,e assim ela se mantém relativamente constante,diminuindo levemente com o avanço da idade.Claro fica que por causa da diferença média na altura da face entre homens e mulheres, o valor médio da abertura máxima bucal é maior nos homens do que nas mulheres.
A capacidade de abertura também irá depender do paciente ter uma mandíbula mais longa e da existência de trespasse vertical, ou seja, uma mandíbula longa resultará em uma maior abertura do que uma mais curta e uma mordida aberta, p. ex.,resultaria numa abertura funcional da boca maior do que uma mordida profunda, com o mesmo ângulo de abertura nos dois casos.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Recordando


Quando comecei a me interessar por computadores, foi há muito tempo atrás quando ainda era estudante. Um colega meu, muito meu amigo na época , desde o colegial , foi o primeiro a me levar a este mundo fascinante . Isso foi La pelos anos 80. Ele havia comprado um TK 2000. Ele foi lançado no Brasil em 1984, não sei bem ao certo, mas acho que era importado, porque o ano de lançamento não corresponde a data em que ele adquirira.Vou ter que descobrir ao certo, já que tenho certeza que não era 1984 ???e sim antes. Bom se alguém tiver alguma informação poderia então me tirar essa duvida.

Então, depois desse TK2000, foi a vez do Hot bit da Sharp.Divertíamos bastante jogando com aquelas naves 3D ( Anaconda...etc). Isso foi. Era surpreendente! Aquele gravador barulhento e a procura por discos 5 ½ da Verbatim para gravar dados. Bons tempos.