quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Edward Hartley Angle - 1ª Parte


Acho muito interessante a vida do homem que iniciou esta nova especialidade da Odontologia. Realmente , lendo esses relatos nos leva a crer que Angle foi um homem a frente de seu tempo. Vou publicar uma série de tópicos relacionados a vida do Dr. Angle. Na foto ao lado, E.H. Angle tinha 40 anos.

Edward Hartley Angle nasceu há 150 anos, em Herrrick, Pensilvânia, em 1 de junho de 1855. Não se sabe muito sobre o início de sua vida, exceto o que aprendemos com a autodescrição de suas características de infância. Ele não gostava da escola, nem se interessava pelo trabalho na fazenda. Seu maior prazer era perambular pelas colinas e bosques perto de sua casa, fascinado pelas máquinas grosseiras que eram usadas na comunidade agrícola daquele tempo. Mostrando um grande talento para a inventividade, ele projetou e construiu o rastelo de feno puxado a cavalo, que foi usado em fazendas americanas por muitos anos. Em todo seu trabalho, desenvolveu uma paixão pela simplicidade nos projetos e eficiência em operação, que veio a caracterizar seus mecanismos ortodônticos anos mais tarde. Visando a evitar o que o desagradável de fazendeiro, tornou-se aprendiz de Odontologia (como era costume na época). Depois de alguns meses, matriculou-se, em 1876, na Faculdade de Cirurgia Dentária da Pensilvânia, onde se formou em 1878. Depois de praticar Odontologia por alguns anos em Minneapolis, interessou-se pelolocados e na correção de deformidades dos maxilares. Atraindo atenção considerável com seu trabal campo inusitado (para aquela época), foi convidado em 1886 para participar da escola dentária da Universidade de Minnesota.

Em 1887, apresentou um artigo intitulado “Irregularidades dos Dentes”. Este artigo sempre foi considerado a primeira edição de seu livro didático, que passou por sete edições, com tradução para muitas línguas estrangeiras.
A sétima edição foi publicada com os seguintes títulos, sendo que os três primeiros foram em
formato de panfletos:
1) Irregularities of the teeth, 1887; 2) A System of appliance for correcting of irregularities of the
Teeth, 1890; 3) The Angle system of regulating and retention of the teeth, 1892; 4) The Angle system of regulation and retention of the teeth – with an addition of treatment of fractures of the maxillae, 1895; 5)Angle system of regulation and retention of the teeth and treatment of fractures of the maxillae, 1899; 6)
Malocclusion of the teeth and fractures of the maxillae, 1990; 7) Treatment of malocclusion of the teeth,1907.
Na época de sua morte, o manuscrito da oitava edição estava sendo preparado.Aposentando-se da Universidade de Minnesota, mudou-se para Chicago, onde aceitou o cargo de professor de Ortodontia na Faculdade de Odontologia Northwestern. Em 1895, mudou-se para St. Louis, onde se juntou à equipe de Odontologia da Faculdade de Medicina Marion Sims (agora Universidade de St. Louis).

Nenhum comentário: