quinta-feira, 27 de setembro de 2007

ANCORAGEM ABSOLUTA - PARTE 1

SAÚDE BUCAL

Encontrei um blog português bem irreverente, com um título não muito discreto, que comenta sobre a situação da saúde bucal das crianças portuguesas. É, o 1º mundo também tem seus problemas de saúde ...

Assim vai a saúde oral dos portugueses
"Cerca de 99 por cento das crianças portuguesas têm problemas dentários, na sua maioria cáries ou falta de dentes, e apenas metade vão ao dentista, revela um estudo divulgado hoje pela Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD).
Quanto aos adultos, o estudo revela que apenas um por cento apresentou dentição completamente sã, sendo os principais problemas os dentes cariados e a falta de dentes"

Fonte


ANCORAGEM ABSOLUTA –Parte I

O uso de miniimplantes na ortodontia está cada vez mais difundido, a simplicidade de sua execução permite ao próprio ortodontista realizar a colocação destes miniimplantes. Existem kits em que , manualmente, com o auxílio de uma chave especial, o ortodontista faz a inserção dos miniimplantes diretamente no sitio selecionado.
Vamos iniciar este post, oferecendo a vocês um cd informativo da Neodent, bas
tante interessante para o iniciante, com as noções básicas do uso dos miniimplantes para ancoragem ortodôntica. Orthofree Blog repassa para o link. O cd está em português(27MB)(clique na foto).

Um bom artigo sobre o tema é o Ancoragem esquelética em Ortodontia com miniimplantes, que foi publicado na revista a Dental Press ,bastante didático, este é de leitura obrigatória para quem está querendo fazer no consultório; os autores Telma Martins de Araújo, Mauro Henrique Andrade Nascimento, Fábio Bezerra, Márcio Costa, da UFBA, procuram uma abordagem ampla do tema, incluindo: locais de instalação, procedimentos cirúrgicos, indicações, cuidados com a higiene e complicações mais freqüentes na utilização dos miniimplantes. Outro arquivo que acompanha o download acima é o movimentação de molares inferiores ancorados em mini-parafusos.
Nos próximos posts , vocês devem acompanhar, tentaremos explorar mais no assunto com mais novidades e artigos .


Partindo para uma abordagem mais avançada pode ser conferida neste artigo do Dr Giannely, esse cara inova sempre na biomecânica,o título o é MGBM system: new protocol for Class II non extraction treatment without cooperation, neste artigo, publicado no PROGRESS in ORTHODONTICS 2006; 8(1):130-143,onde os autores descrevem um método de tratamento da maloclusão de classe II sem a cooperação do paciente(como sempre), cuja técnica consistiu em , inicialmente converter a classe II em classe I pela distalização dos molares com molas de nitinol. A ancoragem foi fornecida por uma barra transpalatina com apoio em 1º pré-molares e conectada a dois mini parafusos inseridos no palato . Uma vez que os molares estavam posicionados corretamente , os 2 mini parafusos palatinos foram removidos e outros 2 mini parafusos foram inseridos, bilateralmente, no osso vestibular entre o 1º molar e 2º pré-molar. Estes mini parafusos serviram como ancoragem para retração de pré molares , caninos e incisivos.





Um comentário:

Mr. Teeth disse...

Como sempre, um artigo altamente relevante, Kelvin. De novo, meus parabéns, você sempre com novidades interessantíssimas.
Grande abraço