quinta-feira, 24 de julho de 2008

TECNOLOGIA


Quem lembra do tempo em que nos congressos de odontologia em que os porfessores traziam dezenas de carrosséis com slides para proferir suas palestras ou cursos? E os custos que tudo isso envolvia? e os projetores? - carríssimos, ainda mais que com frequência ocorria a queima das lâmpadas.
E quem pensa que os projetores multimídia atuais são o máximo, preparem-se, pois teve início a era dos miniprojetores. Cada vez menores, cabem na palma da mão e já estão sendo testados em celuláres. O designer Stefano Casanova criou um celular com o sistema Windows Mobile e projeção embutida. Para ativá-la, basta girar seu display LCD.

miniprojetores_02

Há miniprojetores de várias marcas e configurações com entradas para som e vídeo, USB (Pen-drive, Mp3), cartões de memória e outros dispositivos, onde você encaixa o cabo e vê suas fotos projetada onde quiser.

Uma das melhores formas de aproveitar os miniprojetores é em vídeo conferência ou para jogar games no celular ou em outros consoles. No site do Pico Projector, a imagem (abaixo) simula seu uso numa partida de videogame. Basta um cabo para transformar a partida de tênis virtual em uma competição mais realista.

miniprojetores_01

miniprojetores_04

Um exemplo de miniprojetor é o Samsung MBP-100 é bem atual: foi lançado no mercado sul coreano em março. Capaz de projetar imagens em até 20 polegadas (e em 10 Ansi lumens, unidade de luminosidade da projeção), funciona acoplado a um telefone celular ou MP3 player. Custa cerca de US$ 300,00. Com certeza, em breve estará sendo empregado para apresentações audio-visuais em geral. E só esperar par ver.

Nenhum comentário: