quarta-feira, 29 de agosto de 2007

TRATADO DE ORTODONTIA - DR.ROBERT H.W. STRANG

Caiu-me nas mãos hoje,uma relíquia - o Tratado de Ortodontia, escrito por um dos grandes da ortodontia do passado, o Dr.Robert H.W. Strang. Este livro, cuja tradução para o espanhol da 3ª edição, é datado de 1957. Ele teve a sua primeira edição prefaciado pela mulher de Angle("Mother" Angle), Anna Hopkins Angle(falaremos dela noutro post).
Apesar de antigas, essas obras trazem muitas peculiaridades do diagnóstico e da mecânica ortodôntica ainda perfeitamente utilizadas hoje em dia. Aqueles caras eram desbravadores mesmo, numa época em que a ortodontia ainda estava embrionária, eles buscavam tratar com o olhar crítico e reavaliar o que haviam conseguido em seus pacientes .(Infelizmente não tenho como postar este livro).


STRANG, Robert H.W. Tratado de ortodoncia. Buenos Aires : Ed. Bibliografica Argentina, 1957.852 p.Il.(Traduzido da 3.ed. original em ingles)

3 comentários:

Mr. Teeth disse...

Esses antigos mestres levavam a ciência a sério. Pra eles, dinheiro era apenas o resultados de tratamentos bem feitos. Infelizmente hoje é bem ao contrário, mas cabe a nós, que ainda admiramos a técnica, lembra-los.

KeLviN - ORTHOFREE BLOG disse...

Esses antigos mestres exerciam a ortodontia com romantismo, ideal e amor, além de uma dose extra de paciência diante das dificuldades do atraso científico-tecnologico da época.Obrigado Mr Teeth!

Unknown disse...

Tem como vc tirar uma xerox do tratado de ortodoncia. do Dr. Strange me mandar eu faria o deposito na sua conta,