sábado, 1 de setembro de 2007

STRAIGHT WIRE LOW FRICTION (SWLF)


Assiste uma conferência do Dr.William Fayad da Colômbia, sobre a a técnica Straight Wire Low Friction (SWLF), que mostrou sua casuística e alguns detalhes da técnica que são bastante interessantes.
Tenho no consultório alguns casos montados com os bráquetes da técnica, o Sinergy da RMO(Rocky Mountain orthodontics).
A minha opinião é que com eles me parece que os tratamentos realmente caminharam mais rápidos em relação aos outros,
Claro que todo mundo procura vender seu peixe,e a RMO divulga através de mini-cursos e palestras, com professores e profissionais da área, seus produtos por todo o mundo, visando o lucro, óbvio.
Existe sim, o interesse comercial atrelado a isso, e a palavra vigente em tudo que se faz hoje é agregar valor a alguma coisa .
Nosso dever é usar o senso crítico naquilo que nos é oferecido, e não aceitar sem testar ou ouvir de alguém que já o fez e filtrar aquilo que ,notadamente, nos trará facilidades e eficiência em nossa clínica diária.
Avaliem o emprego deste tipo de ligadura na figura B da direita, e imaginem se fossem utilizadas com os braquetes sinergy , será que o atrito seria menor ainda?
Se alguém tiver mais alguma coisa sobre SWLF e quiser compartilhar ou enviar para a gente postar aqui, é só entrar em contato.

Em dezembro deste ano será lançado o livro do Dr. David Soarez Quintanilla sob SWLF.

2 comentários:

ZeH disse...

Aproveitando o gancho do post, uma aluna do mestrado em ortodontia da PucMinas fez um estudo in vitro dos brackets de baixo atrito e também desse alastic de baixo atrito italiano da Leoni. Foi um trabalho muito interessante. Quem quiser, a dissertação completa pode ser baixada do site da PucMinas no endereço abaixo:
Título: Comparação entre diferentes métodos para redução do atrito durante a mecânica ortodôntica de deslize: um estudo in vitro

Endereço para download:

http://www.sistemas.pucminas.br/BDP/SilverStream/Pages/pg_ConsItem.html

Grande Abraço e Parabéns pelo blogg

José Luiz

KeLviN - ORTHOFREE BLOG disse...

Obrigado Zeh, muito boa dica, vou baixar agora,
[]s