sexta-feira, 29 de maio de 2009

PUBLICAÇÕES ORTODÕNTICAS MUNDIAIS - JCO MAIO 09


  • Links nos comentários. Agradecimentos ao colega Rowney Furfuro de Portugal.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO - PEDIÁTRICA



  • Quem ja conferiu o Atlas do Lore, deve conferir também esta obra que trata da mesma temática do anterior só que agora voltada a pediatria. Um achado para os CBMF que dia a dia se deparam com esses casos dramáticos.
  • Confiram os links nos comentários, e baixem. Os links estão aqui nos comentários, não enviarei por email.

SÍNDROME DO TÚNEL CARPAL


Eu já postei alguma coisa sobre LER e DORT em algum lugar do passado neste blog, inclusive falei da epicondilite lateral que já fui vítima. Agora, lembrando de uma colega que estava com um problema na sua mão e me falou deste problema : a síndrome do túnel carpal (STC) e fiquei sabendo depois que é a principal causa de perda de horas de serviço de profissionais que trabalham com uma ou duas mãos em tarefas repetitivas ou submetidas a vibrações contínuas (= dentista) . Traz inúmeras complicações profissionais e alto custo de tratamento, alémde ser causa do afastamento definitivo do trabalhador de suas funções e da alteração radical de seu estilo de vida. A questão central é o risco desta patologia neuro-compressiva em relação ao cirurgião dentista. Conheça mais um pouco:
  • Síndrome do Túnel Carpal
    A postura flexionada, delicada e firme pode aumentar a pressão dentro da mão. Aqui a maioria dos casos de compressão nervosa envolve o nervo mediano atravessando o túnel carpal. Muitos procedimentos odontológicos exigem que o profissional mantenha o punho flexionado, enquanto manipula os instrumentos de maneira delicada porém firme. Essa postura da mão aumenta a pressão dentro do túnel carpal, e pode levar à STC.
    Os sintomas típicos da STC incluem formigamento ou dormência dos dedos indicador, médio e polegar, que são inervados pelo nervo mediano. Deve-se observar que a prevalência da STC parece ser mais alta quando identificada a partir desses sintomas do que quando diagnosticada mais rigorosamente utilizando-se estudos de condução nervosa. Um estudo com 95 higienistas dentais revelou que 42% apresentavam STC definida pelos sintomas, mas apenas 8,4% apresentavam STC baseada em estudos de condução nervosa.
    Procedimentos que requerem mais força oferecem um risco maior de STC. Nas atividades em que mais de 50% dos pacientes apresentam grandes acúmulos de tártaro, os higienistas dentais sofrem um risco mais que dobrado de problemas na mão do que aqueles que tratam menos desses pacientes.
    Membros diferentes de uma equipe odontológica vivenciam estresses diferentes, portanto não é de surpreender que a prevalência de STC seja diferente em cada ramo de atividade. Em uma pesquisa de 1992 envolvendo profissionais de saúde dentária no exército dos Estados Unidos, o índice mais alto de sintomas de STC (73%) foi referida por assistentes de terapia odontológica. Os higienistas dentais vieram em seguida com 57%, enquanto 35% dos assistentes odontológicos e 28% dos dentistas referiram sintomas de STC. Os problemas não se restringiram aos profissionais da odontologia; 38% das secretárias, 27% das recepcionistas e 21% dos demais funcionários que trabalhavam em consultórios odontológicos também referiram sintomas de STC

quinta-feira, 21 de maio de 2009

AUMENTO DE LÁBIOS

A ortodontia modifica a estética do indivíduo e portanto cada vez mais recebemos pacientes encaminhados por cirurgiões plásticos, esteticistas, dermatologistas e devemos também estar a par do que esses profissionais realizam, buscando a perfeição estética, autoestima e satisfação do paciente. Este vídeo mostra como as pacientes buscam ter os lábios da atriz Angelina Jolie .



quarta-feira, 20 de maio de 2009

PUBLICAÇÕES ORTODÔNTICAS MUNDIAIS - OCR

Voltando as postagens de orto, vou trazer hoje o Orthodontics and Craniofacial Research.
Já foram postados aqui vários números desta publicação. Interessante este número, muita coisa sobre miniimplantes.

  • Thanks to my chinese friend Shane, made this post possible

Download


PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM ORTO

Não raro, acidentes podem ocorrer com quem trabalha na ortodontia. Lembro do curso de especialização onde os colegas me falavam que ortodontia era sangue suor e lágrimas. Sangue em virtude do grande número de cortes que acontecia na manipulação dos fios e das bandas. Lágrimas na hora das provas e da lista de material($).
Mas sempre me preocupou a proteção dos olhos nas aulas práticas, no laboratório e no atendimento diário.
Como estamos sujeitos a lesões oculares! A odontologia no geral corre-se esse risco, mas na ortodontia se despreza muito os cuidados com a proteção ocular. Eu sigo um protocolo em meu atendimento diário: protetor ocular para todos - atendentes, profissional e o paciente. Fácil acontecer ao cortar um amarrilho e porventura não se segurar a ponta do amarrilho esse pode ir direto no olho de alguém, também nas soldagens e na dobradura de fios corre-se risco. Bem recente um colega transfixou o polegar na confecção de um Hirax Seguro morreu de velho...
Veja ao lado como trabalhamos.

domingo, 17 de maio de 2009

ATLAS DE CIRURGIA DA ATM


Mais um livro raro por aqui, pelo menos eu não vi ainda.

  • CONTENTS
  • 1 Surgical Decision Making for Temporomandibular
  • Joint Surgery, 1
  • 2 Diagnostic Imaging of the Temporomandibular Joint, 4
  • 3 Surgical Approaches to the Temporomandibular Joint, 30
  • 4 Surgery for Internal Derangements, 55
  • 5 Osseous Surgery of the Temporomandibular Joint, 100
  • 6 Trauma, 125
  • 7 Autogenous and Alloplastic Reconstruction of the
  • Temporomandibular Joint, 170
  • 8 Pathology of the Temporomandibular Joint, 213

Veja o link nos comentários !.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

HUMOR






Origem da gripe suína

4 ALIMENTOS QUE FAZEM SORRIR

Essa postagem me foi enviada pelo Nuno da Clinica Dentária Dentisaude de Portugal.


4 alimentos que fazem sorrir

66 % dos portugueses já teve pelo menos uma cárie e a grande maioria evita as
visitas ao dentistas, seja pelos custos associados ou por puro terror! É certo que a saúde oral passa pela higiene oral diária, mas também por olharmosao que comemos.
Fique a conhecer 5 alimentos bons para os seus dentes:



Lactícinios (leite meio-gordo, iogurtes e queijo)

Porquê?
O cálcio é um elemento essencial para a constituição dos dentes e dos ossos. Uma dieta rica em cálcio protege os dentes e os maxilares. Uma dieta pobre em cálcio desprotege os maxilares, solta os dentes e expõe-os aos ataques de bactérias.

Peras

Porquê?

As frutas cruas (não ácidas), ricas em água, estimulam a salivação, baixam o ph da boca e exercitam os maxilares. Ao mesmo tempo é feita uma limpeza natural às gengivas.

Chá preto

Porquê?

Estudos recentes revelam que o chá preto (de ph neutro) contém compostos que atacam as bactérias causadoras de cáries e doençasnas gengivas. No entanto não se deve adicionar açucar ao chá.

Alimentos integrais

Porquê?

Os alimentos integrais possuem grandes níveis de vitamina D e Ferro, elementos essenciais para gengivas saudáveis. Também contêm magnésio, um importante constituinte dos ossos e dentes.

domingo, 10 de maio de 2009

C. I. D - Código Internacional de Doenças

rtee CID 10   Código Internacional de Doenças


É o código utilizado para identificar as doenças em documentos e estatísticas.




Opções de Downloads.


SENDSPACE / 2SHARED / BADONGO

sábado, 9 de maio de 2009

ATLAS DE PATOLOGIA


Os atlas normalmente são arquivos maiores, pois tem várias fotos de boa resolução. É uma imagem ISO, use o Daemon Tools.

  • The Interactive Atlas of Oral & Maxillofacial Pathology is a multiple award winning multimedia software developed with Tufts University School of Dental Medicine. The software serves as a tool for patient education and as a quick reference in the dental office. It contains detailed clinically oriented information (like etiology, treatment, prognosis, clinical characteristics etc.) of more than 300 Oral and Maxillofacial Diseases with over 1800 high quality colored images. Some of the features include: generation of differential diagnosis, comparison of two different disease entities, magnification, printing and customization capabilities and much more. ISO image, 198MB.

Download Parte 1
Download Parte 2

( O link 1 foi corrigido, mas podem baixar também de :

http://rapidshare.com/files/138478374/Inter_Atlas_Oral_Maxil_Path.part1.rar
http://rapidshare.com/files/138478375/Inter_Atlas_Oral_Maxil_Path.part2.rar )



sexta-feira, 8 de maio de 2009

EXODONTIAS E SUAS COMPLICAÇÕES - ppt



Uma boa apresentação sobre complicações nas exodontias. A prática ensina bastante, mas a teoria a ela aliada nos leva a ter mais segurança nos procedimentos e a resolver alguns problemas que aconteçem quando praticamos, mesmo porque acidentes de trabalho ocorrem com quem trabalha. Já fiz muitas exodontias no início, mas faz muitos anos mesmo que não faço uma exo.
Vai ajudar a quem precisa fazer apresentação ou dar uma aula sobre o assunto,mas acho que todo dentista devia ler e ver e revisar.


Link nos comentários.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

TRAUMATISMO E CÁRIES DENTÁRIAS - Vídeos

O Prof. Ricardo de Padua fala sobre Traumatismo dentários e faciais e as condutas necessárias.Também fala sobre possíveis infecções causadas pelo trauma e reconstituições ósseas.




Entrevista com Prof. Dr. Adair Luiz Stefanello Buzato que fala sobre a importância da Educação na prevenção da Cárie.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

MUSICAL


Pianochocolate - Morning Coffee
Chillout / Easy Listening | MP3 | CBR 256 Kbps | 5% Recovery (+Cover) | 1CD | 94.6 Mb
Publisher: Compiled by Pianochocolate | 2008 | Language: English

01. Les souvenirs (04:10)
02. Waltz (04:48)
03. ZUZU (05:30)
04. Old Movies (03:30)
05. Lost Zone (03:40)
06. Smell of the sea (03:52)
07. August (03:43)
08. Flight (05:06)
09. Summer (04:11)
10. Evening shadow (05:23)
11. Cold days (04:21)
12. Morning Coffee (01:58)

download

domingo, 3 de maio de 2009

PUBLICAÇÕES ORTODÔNTICAS MUNDIAIS - AJO-DO

Andei tendo uns probleminhas de configuração da nova versão do Firefox, navegador da web, tava dando uns "crashes", tive que reinstalar e vê os motivos do problema, por isso não respondi a algumas solicitações de links. Gostaria que os pedidos de links fossem feitos nos próprios comentários do post, pois são enviados para o email do blog e são respondidos , já os postados na CBox podem ser esquecidos.
Uma contribuição excelente do meu amigo, lá de Portugal, Dr Rowney Fufuro, ortodontista dos melhores e um dos coordenadores do III Congresso de Anual de Ortodontia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Portugal, o qual se realizará em 11, 12 e 13 de julho de 2009, contando com presenças internacionalmente reconhecidas na área, como o Dr Charles Burnstone, Rodrigo Viecilli e Vicente Balaguer entre outras personalidades. Mais informações clique AQUI.
Obrigado ao meu amigo Rowney por arranjar um tempinho em frente ao computador e enviar o link para vocês que acessam o blog terem gratuitamente mais um número da AJO-DO.Para baixar acessem os comentários e aproveitem para comentar, sugerir ou agradecer.

CIRURGIA MAXILOFACIAL


Não esperem encontrar um livro colorido com boas ilustrações, nada disso esse livro é como se fossem descrições sucintas e objetivas de todos os tópicos importantes dentro da cirurgia BMF, tais como fendas labias e palatinas, tratamento das moléstias do complexo craniofacial, tratamento cosmético e das neoplasias malignas que afetam a cabeça e pescoço e muito mais abordagens. Recomendo.
  • This text deals with treatment of cleft lips and palate patients, cosmetic surgery of the face and jaws, treatment of jaw disease and cancer of the head and neck. In addition it covers the scientific aspects of diagnosis of a spectrum of orofacial conditions such as oral ulcers and parathyroid gland dysfunction. The management of patients with facial injuries is discussed and the important surgical operations performed by maxillofacial surgeons are described in detail. Functional disorders of the jaw joint and disorders of the thyroid and major salivary glands is covered. This book is unusual because it draws together information about medical management, perioperative management, describes surgical operations and covers the full range of pathology seen by and treated by maxillofacial surgeons. It is written with working clinical trainees in mind but covers the material in a manner suitable for presentation as examination answers for candidates facing FRCS, FDSRCS (or their new equivalents) and medical and dental finals.
Link nos comentários.