quarta-feira, 20 de maio de 2009

PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM ORTO

Não raro, acidentes podem ocorrer com quem trabalha na ortodontia. Lembro do curso de especialização onde os colegas me falavam que ortodontia era sangue suor e lágrimas. Sangue em virtude do grande número de cortes que acontecia na manipulação dos fios e das bandas. Lágrimas na hora das provas e da lista de material($).
Mas sempre me preocupou a proteção dos olhos nas aulas práticas, no laboratório e no atendimento diário.
Como estamos sujeitos a lesões oculares! A odontologia no geral corre-se esse risco, mas na ortodontia se despreza muito os cuidados com a proteção ocular. Eu sigo um protocolo em meu atendimento diário: protetor ocular para todos - atendentes, profissional e o paciente. Fácil acontecer ao cortar um amarrilho e porventura não se segurar a ponta do amarrilho esse pode ir direto no olho de alguém, também nas soldagens e na dobradura de fios corre-se risco. Bem recente um colega transfixou o polegar na confecção de um Hirax Seguro morreu de velho...
Veja ao lado como trabalhamos.

2 comentários:

nivio disse...

Kelvin, parabéns por esta abordagem: assunto que quase não se discute, mas que enfrentamos todo dia, toda hora e a todo momento que o paciente senta em nossa cadeira. Importantíssimo.
Parabéns!!!!!
Abraços.
Nívio

Salve a Odontologia disse...

pow! valeu, pelo toque!
confesso que não usava óculos de proteção! mas apartir de hoje, sempre colocarei! valew!!!

Davis Hudson